O que é teoria e Método Científico.

Muito se fala em teorias científicas, mas o público em geral não sabe o que realmente é uma teoria científica e como ela ganha este status.

Teoria científica é uma ideia baseada em um conjunto de evidências empíricas, fatos e hipóteses e que é aperfeiçoada com o passar do tempo. Teoria científica é uma explicação plausível, bem fundamentada, que explica algum aspecto do mundo natural.

Para uma hipótese ser elevada ao patamar de “teoria científica”, é necessário que ela passe pelo método científico, que é um aglomerado de regras básicas dos procedimentos que produzem o conhecimento científico.

O método científico

O método científico parte da observação sistemática de fatos, seguido da realização de experiências, das deduções lógicas e da comprovação científica dos resultados obtidos.

O método científico é composto dos seguintes elementos:

  • Caracterização – Quantificações, observações e medidas.
  • Hipóteses – Explicações hipotéticas das observações e medidas.
  • Previsões – Deduções lógicas das hipóteses.
  • Experimentos – Testes dos três elementos acima.

Observação – Uma observação pode ser feita de forma simples, ou seja, é realizada a olho nu, ou pode utilizar-se de instrumentos apropriados. Todavia, deve ser controlada com o objetivo de que seus resultados correspondam à verdade e não a ilusões advindas das deficiências inerentes próprias dos sentidos humanos em obter a realidade.

Descrição – O experimento necessita ser replicável (capaz de ser reproduzido). É importante especificar que fala-se aqui dos procedimentos necessários para testarem-se as hipóteses, e não dos fatos em si, que não precisam ser antropogenicamente reproduzidos, mas apenas verificáveis.

Previsão – As hipóteses precisam ser tidas e declaradas como válidas para observações realizadas no passado, no presente e no futuro.

Controle – Para maior segurança nas conclusões, toda experiência deve ser controlada. Experiência controlada é aquela que é realizada com técnicas que permitem descartar as variáveis passíveis de mascarar o resultado.

Falseabilidade – toda hipótese deve conter a testabilidade, e por tal falseabilidade ou refutabilidade. Isso não quer dizer que a hipótese seja falsa, errada ou tão pouco dúbia ou duvidosa, mas sim que ela pode ser verificada, contestada. Ou seja, ela deve ser proposta em uma forma que a permita atribuir-se a ela ambos os valores lógicos, falso e verdadeiro, de forma que se ela realmente for falsa, a contradição com os fatos ou contradições internas com a teoria venha a demonstrá-lo.

Fontes

Método científico.

Método científico – Wikipédia