Buracos Negros – O que são?

Simulação de um buraco negro distorcendo a luz, criando assim uma lente gravitacional.

Atualmente, um dos maiores mistérios que se tem no universo são os buracos negros. Sabemos poucas coisas sobre os buracos negros, pois é extremamente difícil estuda-los, pois qualquer coisa que caia dentro de um buraco negro, desaparece, até mesmo a luz, por este motivo é difícil os estudar. Apenas os conhecemos por suas ações gravitacionais que ele causa ao seu redor e também por causa das lentes gravitacionais, que em poucas palavras é a distorção da luz por causa da gravidade de grandes objetos, como galáxias, estrelas e até buracos negros.

Os buracos negros são clássificados de 3 formas.

Buracos negros de massa estelar: Buracos negros que são gerados a partir da morte de estrelas supergigantes vermelhas.

Buracos negros de massa intermerdiaria: Buracos negros que são gerados a partir da fusão de buracos negros de massa estelar.

Buracos negros supermassivos: São buracos negros encontrado nos centros das galáxias. São extremamentes massivos e se originam a partir de imensas núvens de gás ou por aglomerados de milhões de estrelas que não aguentam a própria gravidade e se colapsam.

Os buracos negros tem um ponto chamado “horizonte de eventos, que é o ponto na qual nada pode escapar, por conta de sua velocidade de escape ser mais alta até que a velocidade da luz, tornando assim o buraco negro um objeto praticamente invisível.

O horizonte de eventos marca o início do buraco negro. O coração de um buraco negro é singularidade, que é o ponto do espaço-tempo no qual a massa, associada com sua densidade, e a curvatura do espaço-tempo (associado ao campo gravitacional) de um corpo são infinitas.

Os buracos negros tem uma morte bem peculiar, eles evaporam. Mas como isto acontece?

Segundo o astrofísco Stephen Hawking, os buracos negros emitem uma radiação, que é chamada de “radiação Hawking“. Esta radiação é uma radiação térmica que é emitida por buracos negros, devido a efeitos quânticos. Estes fenônemos são causados pelas flutuações quânticas de vácuo. Estas flutuações quânticas, é a produção de pares de partículas e antipartículas a partir do vácuo. Quando uma partícula e sua antipartícula são criadas uma dentro do horizonte de eventos de um buraco negro e outra fora, ao invés de uma aniquilar a outra, uma partícula cai dentro do buraco negro e o teu outro par, viaja pelo espaço. E este processo ocorre durante milhões ou até bilhões de anos, fazendo o buraco negro perder cada vez mais massa até que o buraco negro evapore por completo.

Os buracos negros são estudados incansávelmente por diversas pessoas em todo o planeta. Estes corpos são, muito provavelmente um dos maiores mistérios existentes no universo, e cabe a nós descobrir os seus mistérios.

Fontes:

Buraco Negro
Horizonte de eventos
Singularidade gravitacional
Radiação Hawking
Como os buracos negros evaporam